6º Ano

Escolha do livro didático 2020: E agora?

A escolha do livro didático é sempre um momento muito importante na atividade docente. O PNLD -Programa Nacional do Livro Didático, disponibiliza a cada três anos a escolha do livro par o próximo triênio. A importância se dá devido ao fato do livro didático ser uma das principais ferramentas de ensino, em alguns lugares talvez seja a única! Escolher um bom livro fará toda diferença no trabalho do professor. O PNLD em sua diretrizes estabelece o direito de autonomia de escolas e professores no processo de escolha. A escolha de ser democrática entre os docentes e registrada no PDDE Interativo pelo Gestor, único que detém a senha para tal registro. Assim, qualquer tentativa de induzir ou forçar a escolha para determinadas obras, deve ser prontamente denunciada. A escolha do livro didático 2020 abrange as séries finais do Ensino Fundamental, de 6º a 9º ano e está prevista para setembro. O Guia da escolha ainda não foi liberado pelo MEC, mas as editoras já estão distribuindo os livros que segundo elas estão aprovados.

De Ciências da Natureza, área que atuo, recebemos 9 livros de 5 editoras diferentes. O que representa muito trabalho de análise para que seja realizada uma boa escolha. Os livros estão alinhados com a BNCC Nacional e trazem diversas orientações didáticas. Muitos maravilhosos… mas e agora? quais os principais critérios devemos considerar?

Para facilitar o trabalho de escolha, pensei em alguns desses critérios e e sistematizei em uma pequena planilha que vou compartilhar com vocês!

1º Critério: Conteúdos compatíveis com os objetivos de aprendizagem da série (Conforme BNCC):

Este é um critério muito importante! e talvez o mais trabalhoso. Conferir se a obra traz de fato a maioria dos objetivos de aprendizagem pode fazer toda diferença no peso na hora da escolha. Temos que considerar o fato de a maioria das escolas públicas não disponibilizar de recursos para complementação de conteúdos com apostilas e material impresso. Em Goiás sofremos desde 2011, quando o Currículo de Referência foi reformulado, os conteúdos dos livros produzidos pelas editoras e aprovados pelo MEC não correspondem em boa parte com o currículo de Goiás. As Ciências da Natureza sofrem com isso. No 7º Ano, nem 50% do conteúdo tem no livro que corresponde à série. Uma labuta!

Para facilitar e sistematizar o trabalho de análise, organizei a planilha abaixo, contando os direitos de aprendizagem (habilidades) por série.  OBS. As habilidades foram retiradas do Documento para a Base de Goiás, então pode diferir um pouco de outros estados…

ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO – análise de conteúdo

2º Critério: Conteúdos ajustados ao nível dos alunos (linguagem, grau de dificuldade, e ilustrações compatíveis com a série). Após verificar os livros que trazem mais conteúdos, observar a linguagem, grau de aprofundamento, qualidade das ilustrações é de extrema importância! Algumas editoras perdem a noção ao editar livros para ensino fundamental com aprofundamento similar ao de Ensino Médio. Um exemplo é a habilidade que foi lançada no 6º ano sobre o sistema nervoso:

(EF06CI07-A) Identificar o sistema nervoso, relacionando seu funcionamento a outros órgãos e sistemas. Ficariam impressionados com o grau de dificuldade que alguns autores apresentam! o que deveria ser “noção” vem como especialização!

3º Critério: Atividades claras que ajudam a compreender o conteúdo. Alguns livros trazem uma atividades tão malucas que colocam o professor em uma sinuca: pular a atividade ou arriscar! Inserir as multimídias é importantíssimo e deve constar como sugestão / aprofundamento, mas muitas atividades que dependem de pesquisas na internet podem ser inviáveis, já que nem todas as escolas dispõem de laboratórios funcionais ou mesmo uma rede wi-fi para os estudantes.

4º Critério: O livro do professor traz propostas didáticas e  atividades adicionais, bem como articulações com outras mídias e recursos? Sugestões de atividades, filmes, musicas, links de vídeos sobre o assunto facilitam nossa vida, com economia de tempo e esforço. Então… vale a pena considerar as obras que trazem recursos extras!

Por fim, deixo aqui a planilha com os critérios caso queiram utilizar em sua escolhas! Já lancei algumas obras…

ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO – CIÊNCIAS DA NATUREZA

Gostaria que vocês professores, deixassem aqui nos comentários como está o processo de escolha na escolas que trabalham! os livros chegaram? vcs tem acesso aos livros? já iniciaram a análise? tiveram ou terão oportunidade de se reunirem para realizar a escolha?

Participe do nosso grupo do Facebook:  Ciências da Natureza

Na nossa página:

Um abraço!

Anúncios

Deixe uma resposta